Depressão (do latim depressione) é uma palavra usada para descrever nossos sentimentos. Depressão não é um estado de tristeza profunda nem desânimo, preguiça, estresse ou mau humor. Em psiquiatria, é uma doença que exige tratamento como qualquer outra, isso a difere de uma simples tristeza.
Inúmeros fatores podem contribuir para que uma pessoa aparentemente "normal" torne-se depressiva e desenvolva o que é chamado de depressão clínica. Exitem pessoas que deprimem por algum motivo, outras sem motivo aparente ou conhecido, mas o importante é que, independentemente da causa ou causas da depressão clínica, ela precisa ser diagnosticada e tratada, principalmente porque suas conseqüências são graves e muitas vezes irreversível que são os casos de suícidios.
Algumas Causas da Depressão
Fatores Biológicos - As pessoas com depressão clínica podem ter excesso ou falta de algumas substâncias no cérebro, os chamados neurotransmissores. As mudanças nestas substâncias podem causar ou contribuir para a depressão.
Cognitivos - Pessoas pessimistas, que tem um padrão negativo de pensamento, que se preocupam excessivamente, que tem uma auto-estima baixa ou sentem que tem pouco controle sobre os acontecimentos da vida são mais suscetíveis a depressão.
Fatores Relacionados ao Sexo - Mulheres no geral têm maior possibilidade de desenvolver uma depressão em relação aos homens. O que sugere a idéia de ligação aos fatores biológicos (hormonais) quanto os culturais que diz respeito a visão que a sociedade tem das mulheres.
Medicamentos - A auto-medicação é uma prática comum e esta inserida nas rotinas, especialmente dos brasileiros. Certos medicamentos podem causar depressão.
Monopolar - (não é um termo usado oficialmente). A depressão monopolar só possue fases depressivas.
Bipolar - A depressão bipolar caracteriza-se pelo transtorno afetivo que é a alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, euforia, alegria ou irritação.
Situacionais - Problemas financeiros, divórcio, morte de pessoas amadas, mudanças ou qualquer perda significativa, problemas da vida em geral pode contribuir para a depressão clínica.
Co-ocorrência - A depressão clínica freqüentemente ocorre junto com certas doenças como derrame, doença cardíaca, câncer, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, diabetes, hipotireoidismo e transtornos hormonais. Este tipo de depressão deve ser tratada ao mesmo tempo que a doença física.
A depressão clínica pode co-ocorrer também em pessoas com outros transtornos mentais tais como transtornos alimentares, transtornos de ansiedade incluindo a síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e síndrome de estresse pós-traumático. No esforço para lidar com a dor emocional ocasionada pela depressão clínica algumas pessoas recorrem para a auto-medicação, abusa de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário