A depressão assim como qualquer outra a doença pode ser diagnosticada precocemente se o indivíduo atentar-se rigorosamente aos sinais, sintomas e alterações no seu organismo. Não sabemos necessariamente como prevenir a depressão, mas podemos relacionar alguns fatores importantes que podem auxiliar para evitá-la:
Manter uma qualidade de vida saudável. Comer equilibradamente, fazer exercícios diários e dormir cerca de 8 horas por dia. Comer bastante frutas e verduras, especialmente alface ( alimento rico em Lactucina, substância que age como calmantes naturais no organismo). Beber muita água e ingerir alimentos saudáveis. Isso pode contribuir com a melhora do humor e evitar alguns males.
Aprenda a conviver com os conflitos do dia-a-dia. Saiba gerenciar as crises que podem acontecer e não perca o equilíbrio.
Divirta-se e compartilhe momentos de prazer com amigos e familiares.. Este é um modo de não se isolar do mundo. Viva a vida intensamente. Procure ficar ao lado das pessoas que gostam de você. Compartilhe com elas seus sentimentos, desafios e expectativas. Ter uma parceria com cumplicidade é a melhor forma de ficar bem com o mundo. Evite fumar. Além de fazer mal aos pulmões, a nicotina promove mudanças de humor. Isto pode gerar ansiedade e futuramente pode levar à depressão. No caso de queixas físicas sem alterações de exames diagnósticos aborde o assunto com o seu médico.
|
As pessoas em situação de risco, que sofrem de ansiedade, ataques de pânico, isolamento social, tristeza intensa e recorrente tais como outros sintomas, devem procurar auxílio profissional especializado para descartar ou diagnosticar a depressão. A intervenção precoce impede o agravamento dos sintomas e da doença. Fique atento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário