18 de jun. de 2011

O que é Preconceito?

O tema deste blog é depressão e preconceito. Quando me preparei para escrever sobre o assunto, pensei em uma maneira de abordar algo sobre a depressão tais como suas causas, conseqüências, tratamento e os tipos de preconceitos que os depressivos encontram diariamente. Mas para iniciarmos um tema polêmico, o preconceito, vamos definir de forma rápida o seu significado.

Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um julgamento preconcebido manifestado geralmente na forma de uma atitude de discriminação perante pessoas, lugares, tradições, sexualidades e doenças considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo". Então podemos dizer que o preconceito é um idéia pré-concebida que aliena tudo aquilo que “foge dos padrões” da sociedade; trata-se de uma violação dos direitos humanos.
O preconceito é desenvolvido a partir da busca por parte das pessoas preconceituosas que tentam localizar nas vítimas o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria.   
O preconceito nada mais é do que uma discriminação que leva  à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário