26 de nov. de 2011

Episódios Depressivos

Há três tipos de episódios típicos de cada um dos graus de depressão. Tais episódios são definidos como leve, moderado ou grave.  Em ambos, ocorre o rebaixamento do humor, redução da energia, diminuição da atividade, alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo, problemas do sono e diminuição do apetite, diminuição da auto-estima e da autoconfiança e freqüentemente idéias de culpabilidade, indignidade, mesmo nas formas leves.
O humor depressivo varia a cada dia, em segundos ou conforme as circunstâncias, podendo ser acompanhado de sintomas ditos “somáticos”, que se refere à perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce (horas antes da hora habitual de despertar), agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido. A gravidade dos sintomas é o que permite determinar o grau de um episódio depressivo.




Episódio Depressivo Leve  

Presença de humor deprimido, perda de interesse e prazer e fatigabilidade aumentada mais pelo menos dois dos outros sintomas. Nenhum dos sintomas deve estar presente em grau intenso. A duração mínima é de duas semanas. No episódio leve o indivíduo está usualmente angustiado pelos sintomas e tem alguma dificuldade em continuar com o trabalho do dia-a-dia e atividades sociais, mas provavelmente não irá parar suas funções completamente.

Episódio Depressivo Moderado

Deve estar presente dois ou três sintomas mais típicos; e pelo menos três (preferencialmente quatro) dos outros sintomas. Duração mínima de duas semanas. O indivíduo terá dificuldade considerável de continuar as atividades sociais, laborais ou domésticas

Episódio Depressivo sem Sintomas Psicóticos


Angústia ou agitação considerável. Perda de auto-estima ou sentimento de inutilidade ou culpa, provavelmente são proeminentes e o suicídio é um perigo marcante. Todos os três sintomas típicos devem estar presentes e mais pelo menos quatro outros sintomas (alguns de intensidade grave). É improvável que o paciente seja capaz de continuar suas atividades sociais, laborais ou domésticas, exceto em uma extensão muito limitada.

<> 
<> 
Episódio Depressivo Grave com Sintomas

Trata-se de um episódio depressivo acompanhado de alucinações, idéias delirantes, de uma lentidão psicomotora ou de estupor de uma gravidade, tal que todas as atividades sociais normais tornam-se impossíveis; existe o risco de suicídio, desidratação ou de desnutrição. As alucinações e os delírios podem não corresponder ao caráter dominante do distúrbio afetivo.




      

Nenhum comentário:

Postar um comentário