10 de jul. de 2011

Coração Ferido

Eis que a depressão traz um sofrimento incomensurável para o ser humano. Além de uma tristeza profunda, outros sentimentos negativos acometem a vida da pessoa transformando seus dias árduos e insuperáveis. Estar mal não significa apenas estar infeliz ou triste e sim com uma dor insuportável em seu interior, na alma, no coração; e muitas vezes somos obrigados agregar toda aflição pois as demais pessoas não entendem de fato o que está acontecendo com a nossa mente, o que geram críticas, preconceitos e julgamentos precipitados, o que só aumenta o sofrimento do depressivo. Há tentativas de sentir-se menos pesar sobre a situação atual e de tudo o que passamos sem poder muitas vezes partilhar com outrem. Infelizmente não temos nosso analista e nosso terapêuta a todo tempo, por isso se faz necessário encontrarmos uma espécie de fuga para tantos conflitos, algo que possa nos acalmar e nos controlar em meio às dificuldades.  Uma das soluções que encontrei para gerenciar meus conflitos foi a escrita de minhas angústias. Jamais espere que alguém possa lhe entender. Uma outra maneira de amenizar os problemas é aceitar a depressão, entendê-la, aprender a conviver com a doença e suas dificuldades, fazendo se forte a cada instante para enfrentá-las. Isso é sobreviver com a condição atual que a doença sugere e deixar de ser a vitíma. Ter dó de si mesmo não é algo que o levará ao caminho da felicidade. A fé também é infalível! Não me refiro a religiões, mas sim a Deus. Todos os que nele esperam terá a vitória. Reflito diariamente sobre a minha condição, principalmente as situações das quais tentei o suícidio e claramente reconheço o amor de Deus por mim, pela minha vida...se não ele, quem mais poderia me dar uma nova chance de recomeçar.
A depressão de fato é uma doença conflituosa e nos coloca em prova a cada segundo. Muitas vezes eu fico mal, espero que algum amigo me conforte ou que alguém possa me dar uma palavra de alívio, o que é reflexo da carência, mas geralmente as pessoas não gostam de melancolias. Se estamos felizes, temos tudo o que precisamos, temos um mundo a sorrir ao nosso redor. Mas derepente a nossa falha emocional acontece e aí nos encontramos abandonados. Costumo ressaltar a importância da família, que é primordial em todos os sentidos e em todos as fases da depressão, desde a descoberta assim como todo o tratamento.
Como você pensa que será o seu futuro? Que vai piorar, o quanto falta para avançar. Não, cada dia que passamos é uma vitória e devemos ter isso como uma meta alcançada. Do contrário, seremos frustados e esqueceremos que a esperança é o que move a nossa história. Deus nos transforma a cada momento, então sugiro viver intensamente cada dia. Mesmo que em nossa mente venha as idéias de desconsolo, desamparo e abandono, a necessidade de lutar é necessária e tem que ser maior do que qualquer desespero que possamos apresentar. Estabeleça-se, compadeça-se de si mesmo por maior que seja a angústia. Preocupe-se em ir avante, em buscar a sua cura.
Minha psicológa me propôs alguns desafios. A intenção é lidar com tudo o que eu acredito ser impossível...e eu posso dizer: é possível! Comigo, deverás situações estão se transformando à partir desse desafio. Portanto, não abandone jamais a confiança e a fortaleza. Chore, entristeça...mas não deixe que o desânimo te conduza ao fim do túnel. Um dia, muito em breve descobrirei novamente o prazer de viver e levarei a lição de vida que a depressão me faz passar, quem sabe assim eu possa contar e encorajar outras pessoas. Isso será a confirmação de que eu sofri, tentei me abandonar e por fim não desisti de mim. Vou desfrutar da plenitude daquilo que Deus prometeu para mim, mesmo que pocos acreditem e me ajudem nesta fase tão difícil. Me amarei e sairei vitoriosa! Quem almejava a minha derrota verá felicidade e prosperidade em alguma situação de minha vida. E por ser lutadora, serei valorizada diante de todos, orgulho da minha família e amada ainda mais por Deus. Meu coração ferido será eternamente curado. Busque a cura para o seu coração ferido e jamais desista de si mesmo.

"Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz e a glória do senhor nasce sobre ti."

Isaías 60.1





Nenhum comentário:

Postar um comentário