17 de abr. de 2012

DEPOIMENTO

Tenho buscado há muitos anos esta auto-indagação, QUEM EU SOU, com o intuito de definir o homem do Antes e do Depois, para chegar finalmente a formatar o conceito do homem do Agora, ainda em tratamento depressivo e de dependência. Mesmo buscando exaustivamente este conceito, estou quase convencido que jamais irei estribar-me numa personalidade do homem do Agora limpo e livre das arestas do homem do Antes e do Depois, já que o passado ainda que remoto, atormenta como fantasma esta mente perturbada e confusa com sentimentos de culpa, ressentimentos e pensamentos suicidas. Talvez seja até um sonho, um dia poder conviver com o homem do Agora, sem antes reprisar como de rotina acontece as angustias do Antes e do Depois, já que toda a formação da minha personalidade foi construída sob os pilares do mundo afora, após ser expulso de casa na adolescência em decorrência do excessivo modo de fazer uso do álcool. Muitas vezes tenho me resguardado em silêncio no isolamento de meu quarto para não trazer preocupações mais para família e gerar um somatório ainda mais elevado dos sentimentos de culpa, já que o companheiro inseparável da depressão, é hospedeiro constante de minha corroída mente de desprezo, comungando com os mais ousados pensamentos de profunda solidão e desgosto. Sei que tenho dotes de fácil inteligência e aguçado raciocínio, além de timidez em expressar sentimentos ocultos, principalmente de amor platônico. Sou participativo, criativo e inventivo, não sou muito humilde, mais muito sonhador e aventureiro, daquele que gosta de correr risco e encarar desafios. Gosto de viajar e de uma boa comida nordestina, cinema, arte e praia é comigo mesmo, mas sou também extremista naquilo que é meu e do outro. Gosto de presentear e fico tímido ao ser presenteado, companheirismo e amizade são os meus fortes, adoro praticar sexo explícito entre quatro paredes, gosto de escolher o que quero, principalmente, mulher, tenho profunda admiração por mulheres inteligentes e independentes, sou honesto com as finanças mais desonesto em emitir a essência da verdade em alguns momentos para não ferir pessoas, gosto de apreciar a engenharia mecânica de veículos como motores possantes e valentes. No entanto, tenho serias dificuldades em aceitar minha condição de alcoólico no contexto social, já que sou atormentado sistematicamente pela compulsão e oscilantes depressões. Estou certo e consciente de minha impotência de beber controlado, que tenho vários motivos para não voltar a beber, em contrapartida, tenho três motivos fortes para voltar a beber, “sou alcoólatra, depressivo e compulsivo”. Diante de um processo de sensibilidade emocional desequilibrada e fragilizada com oscilações semanais de crises depressivas, muitas vezes tenho me decepcionado e isto resulta em um completo desânimo e isolamento de vida, reanimado, pelas mãos de pessoas importantes na minha vida, comprometidas em ajudar a salvar vidas e cúmplices do acolhimento do converso como assim fosse meu refúgio e esperança. Como você pode ver, é difícil definir o Antes do Depois para se chegar ao homem do Agora, sem antes degustar o gosto âmago do passado.
A.S.

2 comentários:

  1. Como é triste ler o depoimento de um depressivo. Cada palavra transmite uma dor interna, que parece não mais ter fim. O difícil é saber que esta doença aumenta significativamente, onde toda a população fecha os olhos para a realidade. Enquanto isso vidas se perdem, se destroem, se consomem...tudo em nome do preconceito e da ignorância!

    ResponderExcluir